Atividades mineiras

A cal é utilizada na recuperação dos metais. Tendo também papel importante no controle do PH das águas residuais desta indústria.

Meio ambiente

Nos últimos tempos, tem-se especial atenção à deterioração do meio ambiente. A chuva ácida e os resíduos industriais tóxicos e perigoso têm contribuído para o agravar da situação. A cal ajuda a solucionar estes problemas. O seu teor alcalino, o seu baixo custo e facilidade de laboração teor alcalino, o seu baixo custo e facilidade de laboração.

Água

Emprega-se para controlar o PH, precipitar fosfatos e nitratos. Elimina odores e imobiliza os metais tóxicos. A cal hidratada é um produto inofensivo em qualquer técnica de depuração de águas.

Papel

Nesta indústria, a cal é utilizada como caustificante. É também utilizada como agente de branqueamento e de tratamento das águas residuais.

Agricultura

A cal, ou os correctivos são os fertilizantes por excelência para solos ácidos e argilosos. Os valores neutralizantes efectivos conseguem uma resposta praticamente instantânea nas culturas e colheitas, aumentando a produtividade dos campos.

Estradas e obras públicas

Como aglomerante e cimentante, a cal consegue estabilizar solos argilosos inadequados à construção de pavimentos, tornando-os capazes de suportar estradas, avenidas, estacionamentos, etc.

Açucar

A cal é utilizada na remoção dos compostos fosfáticos e orgânicos e na sua clarificação.

Construção e reabilitação urbana

Nesta área existe uma experiência de séculos. As argamassas à base de cal são duradouras, não abrem fendas, suportam os choques climáticos, oferecem maior resistência à propagação de sons, têm uma melhor trabalhabilidade e são um obstáculo à penetração da água - o pior inimigo das construções.

Processos de fabrico/utilização

BIBLIOGRAFIA: www.lime.org - Associação Norte Americana da Industria de Cal; www.abpc.org.br - Associação Brasileira da Industria de Cal; www.eula.be - Associação Europeia da Industria de Cal.